fbpx

Carimbo para médico é obrigatório? Descubra!

Carimbo para médico é obrigatório? Descubra!

O carimbo para médico é obrigatório ou é apenas um recursos usado por esse profissional para facilitar a sua identificação?

Quantas vezes você foi ao médico e o observou carimbar a receita no final da consulta? Quantas vezes leu o nome do médico e viu o número de seu registro logo abaixo? Pois é, somos bem familiarizados com esse tipo de situação, não é mesmo?

O que talvez você não saiba é que adquirir esse carimbo é parte de um marco importante na vida de muitos médicos, pois é uma das primeiras ações que eles fazem após sua graduação.

É como parte de um rito de passagem, da vida de estudante de Medicina ao início de sua carreira como médico. Quer saber mais? Continue a leitura!

Carimbo para médico: tipos e obrigatoriedade

O carimbo para médico talvez seja a segunda providencia que o recém-formado tome. A primeira é o seu registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) de seu Estado.

Mas isso somente para aqueles que, após os seis anos de faculdade, decidem trabalhar. Os que decidem pela especialização ainda têm mais dois ou três anos pela frente.

Já quem quer começar a trabalhar logo e receber seus primeiros salários, vai para os plantões, como clínico geral – e para isso, precisa ter seu próprio carimbo, com nome e CRM.

O carimbo é obrigatório?

Bem, para receitas não é necessário que tenha carimbo. O Conselho Federal de Medicina e a ANVISA orientam que basta que a receita tenha o nome legível, número do registro e assinatura.

Mas vamos ser sinceros: com o carimbo fica tão mais profissional!

No entanto, isso não significa que o médico não precise ter seu carimbo. Precisa sim! Pois há casos em que o médico precisa, obrigatoriamente, carimbar o pedido de um determinado talonário. Trata-se do talonário para a prescrição de substâncias das listas A1 e A2 (entorpecentes) e A3 (psicotrópicos).

A boa notícia é que o carimbo é uma tradição que os médicos não deixarão de lado tão cedo. Mesmo em sistemas informatizados, em que seu nome já sai impresso na folha, muitos ainda dão o toque final: o carimbo.

Tanto é assim que carimbos são, inclusive, excelentes opções para presentear os médicos amigos ou da família.

Há, inclusive, tipos de carimbo a escolher. Quer conhecer quais?

3 tipos de carimbos para médicos

  1. Carimbo automático tradicional: prático, esse tipo substituiu o modelo antigo, de madeira. A diversidade fica por conta da escolha de cores. Normalmente o de médicos é de tamanho pequeno, onde caiba a personalização necessária: seu nome e registro (às vezes sua especialidade).
  2. Carimbo Chrome: é um pequeno carimbo automático de bolso, bastante útil para que médicos o carreguem no bolso. Possui um sistema “flash stamp”, que proporciona uma maior qualidade da impressão sobre o papel.
  3. Carimbo handy stamp: este tipo de carimbo o profissional pode prender ao bolso como uma espécie de clip. Muito fashion, é disponibilizado em várias cores.

Bem, você conheceu um pouco sobre o início da jornada médica, obrigatoriedade de carimbo e os tipos mais comuns de carimbos para médicos.

Para finalizar você precisa saber onde encontrar esses e inúmeros outros tipos de carimbos: na Chaveiro Bougainville! Precisando de carimbo para médico em Goiânia, esse é o lugar certo!

Comente e tire suas dúvidas nos comentários!

Nos vemos no próximo post!

LEAVE A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *