Organização do chaveiro: como usar o claviculário?

O que é um claviculário, você pode estar se perguntando, apesar de já ter uma ideia. Bem, esse item é aquele que serve para a organização do chaveiro. É o local em que o chaveiro organiza as chaves de seus clientes.

Vale lembrar que organização é fundamental em qualquer situação e em qualquer atividade. Um profissional que não preza por isso, vai ter uma produtividade mais baixa e gastar mais tempo em ações que poderiam ser ágeis e rápidas. 

Além disso, um chaveiro pode até perder clientes devido à sua desorganização. Imagine que o cliente vai pegar o serviço que mandou fazer e o chaveiro não encontra ou demora a encontrar as chaves. 

Esse cliente vai se irritar e pensar duas vezes antes de voltar — e muitas vezes nem volta, vai para a concorrência, que pode nem oferecer um serviço melhor, mas é melhor organizada. 

Por isso a palavra de ordem é: ORGANIZAÇÃO. E nada melhor que um claviculário para ajudar, não é mesmo?

O que é um claviculário?

Claviculário é um armário no qual chaveiros organizam as chaves de forma ordenada. O móvel possui ganchos onde as chaves são penduradas de acordo com o tipo de organização definido pelo chaveiro e por meio de etiquetas.

Como o claviculário pode ser utilizado?

Você sabe que temos destacado a organização desde o início do artigo. Portanto, não basta apenas pendurar as chaves, de qualquer jeito, sem que haja algum tipo de organização. 

Elas estarão seguras, isso é certeza. No entanto, estarão propensas a trocas e equívocos se não tiverem uma boa identificação e uma metodologia de organização. 

Mas como fazer isso? Veja as dicas abaixo.

Você pode organizar as chaves as separando por:

  • Etiquetas: tão logo receba as chaves para prestar um serviço, elas já devem ser identificadas. Para isso basta acoplar um chaveiro com espaço para uma etiqueta e, assim que o cliente as deixe, você já anota na etiqueta. Além de sua organização, passará uma boa imagem ao cliente. Quais dados inserir na etiqueta? Pode colocar as seguintes informações:
    • nome do cliente;
    • telefone; 
    • data do atendimento;
    • o tipo de serviço;
    • o prazo para entrega.
  • Cores: organizar por cores é outra forma de usar o claviculário e deixá-lo funcional. Dessa forma, cada cor pode indicar uma ação ou definição: tipo de chave; data de entrega; tipo de serviço etc.
  • Ter dois claviculários: outra forma excelente de manter a organização é dividir as chaves em dois claviculários, principalmente quando há muito trabalho. Em um deles, colocar as chaves residenciais e em outro, as automotivas. Caso goste da ideia, pode, inclusive, ter um claviculário para cada tipo de chave: comuns, tetra etc. 
  • Etapa: nesse tipo de organização, você classifica pela fase em que está o trabalho, como “pendente” ou “concluído”. 

Para finalizar: além da organização nos claviculários, é ideal que se tenha uma forma de registro por escrito.

Um planilha no Excel, por exemplo, caso você não tenha seus processos automatizados. No entanto, se você já tem algum tipo de programa onde registra e faz o acompanhamento dos pedidos, está no caminho certo!

Agora nos conte: o que achou das dicas? Tem alguma outra que possamos adicionar à nossa lista?

Caso precise de serviços se chaveiro, pode contar com o Chaveiro Bougainville em Goiânia. Temos a solução que você precisa em chaves e também em carimbos, basta entrar em contato e falar conosco!

Deixe um comentário

Posts recentes
×