fbpx

História da chave: como surgiu esse objeto?

História da chave: como surgiu esse objeto?

Você conhece a história da chave? Tem curiosidade em saber como surgiu esse objeto e como eram os primeiros modelos?

Bem, fizemos uma boa pesquisa para colher informações e reuni-las aqui. Vamos contar o que descobrimos sobre o surgimento e a evolução da chave.

Também vamos contar um pouco sobre os tipos de chaves existentes. Continue sua leitura!

História da chave: quando surgiu esse objeto?

Parece que não há um consenso em relação ao surgimento da chave — as datas apontam para um período entre 4.000 e 6.000 anos atrás. Mesmo assim, faz muito tempo. Podemos dizer que a chave é um dos objetos mais antigos que existe.

Sobre o local, estima-se que foi Egito e que eram objetos pesados. Na época, eram feitas de madeira e, conta a História, que eram símbolo de status entre os cidadãos, por isso eram carregadas nas costas. Muito estranho, não? No entanto, era tradição nessa época tão remota.

Como eram as primeiras chaves

As primeiras chaves tinham um apoio para as mãos, um eixo e uma ponta dentada, que encaixava nas fechaduras e movia os pistões, destrancando a porta.

Porém, era feita de madeira, que inchava com a umidade e era frágil. Sempre que isso acontecia, as portas podiam ser abertas facilmente, com um chute, por exemplo.

A evolução da chave de madeira

Séculos mais tarde, as primeiras chaves de metal surgiram. Os romanos encontraram um formato mais eficiente, que se manteve quase inalterado por 17 séculos: a chave gorja.

Essa chave era feita de bronze e ferro, e era menor, mais leve e tinha um aro no cabo para ser usada como anel.

Os modelos de ferro, por sua vez, surgiram no século 9, e tinha uma extremidade se que encaixava na tranca. Esse modelo foi se tornando mais complexo e as fechaduras bem mais resistentes.

De lá pra cá, vários inventores surgiram e deram sua contribuição. Dois, em especial, lançaram no modelo mais usado nos dias atuais, a Yale, que vem do sobrenome de seus criadores, pai e filho. Esse modelo surgiu na década de 1840.

Os novos modelos, cada vez mais seguros e baratos, produzidos em massa, garantiram que, finalmente, todo mundo pudesse carregar seu próprio chaveiro.

A primeira chave de carro

Não podemos falar sobre a história da chave e deixar a de carro fora de nossa abordagem. Os primeiros carros eram a manivela, portanto, não tinham chave.

Em 1910 surgiu a primeira chave de automóvel, mas era usada para bloquear o circuito elétrico da ignição, e os motoristas ainda precisavam acionar o motor manualmente.

Esperamos que tenham gostado desse pouco de curiosidade acerca da história da chave.

E lembre-se: precisando de chaveiro em Goiânia e região, fale com a Chaveiro Bougainville e tenha uma prestação de serviços de qualidade em chaves e carimbos.

Comente ou deixe sua dúvida abaixo! Nos vemos no próximo post!

 

LEAVE A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *