Tipos de fechadura: como escolher a melhor?

tipos de fechadura

Quais são os tipos de fechadura e qual é a melhor opção? Primeiramente, procure entender melhor essa questão. Além disso, procure entender qual é a sua preocupação: a estética da fachada ou a segurança da sua casa? Confira neste post dicas e informações importantes sobre o assunto. Dessa forma, poderá escolher a melhor opção para cada ambiente.

Mas antes de qualquer decisão, é preciso avaliar três pontos específicos quando for comprar um tipo de fechadura para sua casa ou apartamento.

Saiba mais lendo o artigo.

Tipos de fechadura: o que considerar para a escolha

– Classe de utilização:

Verifique primeiro o número de vezes que a fechadura será acionada, isto é, fechaduras de salas e cozinhas podem ser menos resistentes do que a fechadura da porta de entrada. Assim, será a constância de manuseio que vai definir o tempo médio de desgaste da peça. Posteriormente será possível optar por modelos próprios para residências, comércios, portas localizadas na entrada ou no interior do ambiente.

– Nível de segurança:

Verifique se o modelo escolhido é resistente a arrombamentos e entradas forçadas. Existem no mercado cinco níveis diferentes que oferecem resistência da lingueta caso haja um esforço lateral exercido contra a testa da fechadura, que aguenta desde 200kg até 1000kg.

– Resistência a corrosão:

Quanto tempo o acabamento e o mecanismo da fechadura conseguem resistir a corrosão provocada pela exposição a ações do tempo. Exemplos disso são a temperatura e luz do sol, chuva e maresia. Antes de escolher um produto verifique a descrição da sua matéria-prima e se ele é adequado a aplicação em ambientes urbanos, rurais ou no litoral.

Veja a seguir quais são os tipos de fechaduras disponíveis no mercado para residências. Nossa dica é que antes de optar por um modelo é preciso saber se ele atende às suas necessidades. levando em consideração a intensidade de tráfego e o material que a peça é feita.

O primeiro passo para fazer uma boa escolha é optar por uma fechadura de porta que equilibre estética e segurança. Confira:

Quais são os tipos de fechaduras

Este é o item de acabamento da casa mais barato e com grande variedade de opções. Além disso, as fechaduras de porta tem modelos com travamento e trincos, que aliás, são os mais utilizados. E também existem as fechaduras eletrônicas e codificadas, que podem oferecer um nível maior de segurança. Veja as características de cada modelo e descubra quais são os tipos de fechaduras disponíveis para você:

Entrada

Este modelo também é conhecido como fechadura externa. Em nosso país é o mais utilizado para portas de entrada, oferecendo uma segurança nível médio. Existem versões diferentes que possibilitam o trancamento com utilização de chaves pelo lado de dentro e de fora. Há opções em que a inserção da chave é externa e por dentro há um mecanismo que tranca a porta.

Especialistas indicam que as fechaduras mais seguras contam com linguetas bipartidas anti-inserção para portas da frente. Elas possuem travas em três pontos e mais um fio de aço em duas partes da trava.

Travamento

Este tipo de fechadura funciona como um mecanismo complementar que vai trazer mais segurança para a fechadura de entrada. Uma boa opção é o modelo tetra chaves que possui um sistema sem molas para operar a trava, que só poderá ser manuseada pelo interior da residência.

A fechadura de travamento é feita com metal sólido e resistente, para impedir que alguém consiga mover ou até mesmo abrir sua porta da frente. Como resultado, este modelo é recomendado para portas de metal ou madeira maciça e os de travamentos duplo são ideais para portas de vidro. Dessa forma, se alguém tentar forçar uma invasão elas serão capazes de evitar que seja quebrada .

O nível de segurança desta peça é alto e é recomendado o uso em portas de entrada da casa, garagens e demais entradas externas que deem acesso a residência.

Tetra

Este tipo de fechadura é normalmente instalado como um sistema de segurança auxiliar, que fica acima da fechadura principal. As chaves possuem quatro fileiras de dentes e o modelo é produzido em aço inox.

Multiponto

Pode ser considerada por especialista como um tipo de evolução da fechadura tetra, pois oferece mais segurança. É produzida em latão, aço inox ou até alpaca e as chaves que podem abri-la contam com pontos na lâmina ao invés de dentes.

Trincos

As fechaduras com trincos oferecem pouca proteção, por isso são indicadas para portas de ambientes internos, como quartos ou banheiros. Este se trata de um modelo básico que é montado sob a superfície da porta (do lado interior do cômodo), ao ser manuseado vira uma trava.

Encaixe

Esse modelo de fechadura é muito comum, basta empurrar a porta para fechá-la pelo lado interior. Para abrir pelo lado externo, é preciso inserir uma chave e mover a maçaneta. Esse tipo de opção é recomendado para portas localizadas tanto em áreas externas, como internas, oferecendo um nível mediano de segurança.

O mecanismo consiste e uma caixa plana e retangular que se encaixa em um recesso na porta a partir da sua borda. O sistema também inclui duas placas de metal que suportam as maçanetas.

 Eletrônica ou codificadas

Você quer saber de modernidade e tecnologia? Este é o modelo que reúne as melhores qualidade existentes no mercado. Ao invés de utilizar uma chave é possível abrir a porta com uma senha numérica, combinações, biometria e até reconhecimento facial.

É um mecanismo inteligente que oferece segurança de nível médio a alto. E ainda pode ser interligado a sistemas de alarmes de automação residencial ou comercial. Por se tratar de um sistema complexo, a mão de obra para instalação precisa ser especializada.

Fechadura Yale

Podem ser encontradas fechaduras eletrônicas ou manuais deste fabricante e são comuns em portas externas. Fabricadas em zamac, com 40mm de distância entre a lâmina lateral e o centro (onde é inserida a maçaneta), e também em latão inox, com 55 mm de distância.

Gorges

Você já viu em um filme ou desenho uma pessoa bisbilhotando através da fechadura de uma porta? Normalmente é este tipo de fechadura que aparece, porque existe um “buraco” maior em sua estrutura. É um modelo recomendado apenas para ser usado no interior da casa, pois a chave é maior e mais grossa e a combinação menor oferece pouca segurança.

Este modelo de fechadura é fabricado em latão ou aço inox e agrega valor a decoração do ambiente, com seu estilo mais retrô ou clássico.

Rolet

É bastante utilizada em portas pivotantes com pontos de fixação e que tenham puxadores em vez de maçaneta. Também oferece pouca segurança, pois a porta pode permanecer fechada sem estar mesmo trancada.

Bico de papagaio

É um sistema muito simples que conta com um gancho que é responsável pelo fechamento da porta, formando um bico de papagaio. Este é um modelo recomendado exclusivamente para portas de correr.

Onde fazer chaves em Goiânia

Em Goiânia, você pode contar com o Chaveiro Boungainville, referência na confecção e cópias de chaves.

Caso tenha dúvidas, pode falar com um de nossos especialistas, que lhe dará toda a atenção e ajudará a definir qual a melhor opção para o seu escritório ou residência.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Use o espaço dos comentários para falar conosco!

Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

Posts recentes
Open chat
Olá, bem vindo ao Chaveiro Bougainville
Como podemos te ajudar?