A chave codificada existe com a proposta de deixar seu carro mais seguro. Isso porque as mais antigas contavam somente com o segredo automático e uma lâmina metálica. Contudo, a necessidade de mais segurança nos carros só tem aumentado, devido ao alto índice de criminalidade no país.
Assim, as empresas automobilísticas evoluíram com o avanço da tecnologia desenvolvendo as chaves codificadas para proteger os automóveis ainda mais.
Ela possui um chip interno próprio. Nesse sentido, o elemento armazena um código eletrônico, permitindo a partida do carro. Vale ressaltar que na aquisição do carro, o proprietário recebe um cartão que engloba o código mecânico e eletrônico das chaves: principal e reserva.
Para entender mais sobre tipos e funcionamento de uma chave codificada continue a leitura desse conteúdo.
Como funcionam as chaves codificadas?
Trata-se de uma chave que funciona como uma impressão digital do seu carro. Desse modo, no momento em que o motorista for abrir e ligar o carro com a chave, automaticamente, é enviado um indicador com código existente no chip do automóvel.
Assim, se a central e o código da chave forem incompatíveis, sem muito esforço o motorista poderá realizar os comandos diretamente da chave como: abrir a porta e dar partida. Em contrapartida, se a chave não tiver um código essas ações não serão possíveis.
Vale ressaltar que caso o motorista use uma chave diferente, mesmo sendo do mesmo modelo do automóvel, poderá ocorrer o risco do sistema de partida ser bloqueado devido a uma descodificação da central. Em situações como essa não será nem ao menos possível realizar uma ligação direta.
Por isso, utilizando a chave de codificação corretamente, a segurança do carro e do motorista é otimizada.
Problemas mais comuns com chaves codificadas
Mesmo com todas as vantagens desse tipo de chave, devido ao seu sistema de ignição mais complicado podem ocorrer problemas resultantes no impedimento da utilização do automóvel. Eles são:
Perda do código da chave codificada
Uma situação que tem bastante chance de acontecer é o chip perder a sua codificação. Muitas vezes, o motorista pede a chave ou até mesmo pode ocorrer alguma interferência de algum dispositivo perto da chave.
Além disso, há chances de ocorrer uma decodificação no chip que situa-se na ignição do automóvel. Para isso ser resolvido o mais adequado é contar com o auxílio de um mecânico ou até mesmo da concessionária para incluir o código do automóvel novamente.
Falha nos circuitos eletrônicos do automóvel
Uma instalação mal sucedida de equipamento como telas de DVD, som, vidros elétricos ou qualquer instrumento que engloba o campo elétrico, pode acarretar problemas na problemas no funcionamento da chave.
Chip danificado
Outra situação bastante comum é quando a chave sofre algum impacto forte. Considerando uma queda, por exemplo, isso resulta na quebra do chip e, consequentemente, na inviabilização do uso.
Bateria fraca
A bateria da chaves codificada tem um período de validade e geralmente pode terminar quando o condutor menos se dá conta. Com a chave inoperante, ele não consegue destravar o carro. Para solucionar basta apenas mudar para uma bateria nova.
É possível fazer cópia de chave codificada?
Sim, é possível! Inclusive, o Chaveiro Bougainville em Goiânia é primordial, caso você precise fazer uma cópia chave codificada em emergência.
É necessário contatar pelo serviço, pois nunca se sabe quando irá precisar. O profissional pode te auxiliar quando você não tiver acesso a sua chave de carro, casa e escritório e além do mais, se for em momento não comercial.
Quais as vantagens desse tipo de chave?
A fundamental vantagem da chave codificada com certeza é a segurança que ela proporciona. No passado bastava uma chave copiada para que o ladrão tivesse acesso a seu carro e conseguisse levá-lo.
Mas atualmente, com os códigos eletrônicos corrigidos, os veículos não poderão dar partida, nem ao menos fazer a ligação direta. Se você almeja em elevar a segurança do seu veículo, apenas inclua um ótimo sistema de alarme.
Cuidados importantes com a chave codificada
Obter uma chave codificada é essencial para ter algumas precauções para não ter tribulações e gastos exorbitantes. Conforme o modelo do carro, uma chave nova pode estar a cerca de R$ 100,00 a R$ 800,00.
- Quedas com grande impacto: é essencial para prevenir batidas bruscas ou quedas pois por corromper o chip da chave e decorrerá precisando ser trocado;
- Influência magnética: deixar a chave perto de eletrônicos como televisores, celulares, computadores ou outras chaves podem danificar o seu funcionalidade e a comunicação com a central por causa do campo magnético;
- Álcool em Gel: nos tempos atuais pelo fato da pandemia é habitual que todos priorizam em cautela e constante usem álcool em gel em tudo. Mas, não é indicado usar o produto para limpar a chave codificada, pois pode ser usada na peça como também pode provocar um incêndio no carro ao colocar a imaginação.
O que achou do artigo? Comente e compartilhe!